sábado, 29 de maio de 2010

A Divulgação



No dia 26 de Maio de 2010, durante a aula de Área de Projecto, fomos à Sala dos Professores e ao CREM deixar alguns panfletos e depois, saímos da Escola, acompanhados pelo José Diogo, que se ofereceu para nos ir filmar e tirar fotografias e deslocámo-nos à Junta de Freguesia de São João de Brito onde deixámos um cartaz que, segundo o Presidente, seria colado logo à entrada, e 20 panfletos. Pelo caminho achámos que seria uma boa ideia deixar alguns panfletos nos pára-brisas dos carros e assim fizemos.


Depois fomos para o metro, saímos na Alameda e fomos ao Instituto Superior Técnico onde colámos um cartaz logo à entrada, da parte de fora como nos tinha sido sugerido por e-mail pela Anabela Novais e distribuímos alguns panfletos a alunos que iam entrando e saindo.

Como já era hora de almoço, fomos almoçar todos juntos e, em seguida, enquanto nos dirigíamos para a Cidade Universitária, passámos por algumas esplanadas onde fomos distribuindo panfletos a estudantes que ali se encontravam, aproveitando para falar com eles, explicando no que consiste o nosso Projecto e quais as vantagens da Energia Solar Fotovoltaica.

Fomos, então, à Universidade Lusófona onde também já se encontravam outras duas raparigas a distribuir folhetos, mas estes a anunciar uma festa num bar da Costa da Caparica. Uma delas ofereceu-se para nos tirar uma foto aos cinco (o grupo e o Zé Diogo) ao pé do cartaz que colámos à entrada. Tivemos bastante sorte, pois chegámos a uma hora em que havia bastantes alunos a entrar e a sair o que fez com que distribuíssemos ali muitos panfletos, sem prejudicar a distribuição das outras duas raparigas.

Depois, o André deu a ideia de irmos a uma imobiliária deixar alguns panfletos. A ideia foi acolhida com agrado por todos, visto ser o local ideal para divulgar a tecnologia dos painéis fotovoltaicos. Assim, uma pessoa que esteja interessada em comprar casa, levaria logo um panfleto com informações sobre os painéis e ficaria logo a saber quais as vantagens da sua utilização. Fomos à Century 21, falámos com o gerente e ele achou uma óptima ideia, mostrando-se totalmente disponível a colaborar com o nosso Projecto. Deixámos lá alguns panfletos e, no final, pedimos autorização para tirar uma foto com alguns funcionários, com o intuito de a colocar no sítio e no vídeo de apresentação. Quatro dos funcionários acharam uma proposta engraçada e alinharam connosco.


Em seguida, fomos à Faculdade de Letras, onde colámos um cartaz e aproveitámos para distribuir panfletos a alguns alunos, professores e outros funcionários que passavam na entrada da Faculdade.

Fizemos o mesmo na Faculdade de Direito, de Medicina Dentária e de Ciências, sempre filmando ou fotografando algumas das nossas acções para assim provarmos o nosso trabalho desse dia e para colocarmos as imagens recolhidas no nosso site e no vídeo, que já tinha começado a ser feito pelo João Alves, mas que lhe faltava a parte final, pensada para mostrar as imagens desse dia.

Por fim, fomos ainda a uma esplanada ali perto, que costuma ser frequentada por jovens estudantes a quem entregámos alguns panfletos e convidámos a visitar o nosso sítio.

Este dia foi, na opinião de todos, um dos pontos mais altos do nosso Projecto, o culminar de um ano de trabalho. Foi um grande orgulho para todos sentirmos que estávamos contactar directamente com as pessoas, explicando a cada uma em que consistia o nosso Projecto, qual a nossa atitude em relação à problemática do aquecimento global, quais as soluções que propomos, como é que elas se podem tornar realidade. Foi também bastante gratificante notar que as pessoas são sensíveis a este tipo de iniciativas, pois quase todas foram bastante simpáticas, muitas delas colocando questões, tirando dúvidas, sendo claro que, na maioria, havia uma grande vontade de procurar alternativas energéticas que não poluam o ambiente. No entanto, este dia não teria sido possível sem um ano inteiro de trabalho por trás. Foi preciso muito tempo e muita dedicação para estudar e recolher informações interessante sobre o tema, muito tempo e muita entrega para construir e completar o sítio, muito tempo e muita vontade para fazer os panfletos e os cartazes para, por fim, ser preciso algum tempo e muita coragem para irmos para a rua. E, assim, instituição a instituição, pessoa a pessoa, fomos espalhando a nossa mensagem e a alternativa energética que propomos com a certeza de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para fazer chegar esta tecnologia ao maior número de pessoas possível.


O Grupo "Sim, Nós Podemos!"

Sem comentários:

Enviar um comentário