terça-feira, 1 de dezembro de 2009

“ Um exemplo a seguir…”

Protocolo Energias Renováveis


“Renováveis na Hora”


Invista numa nova energia


Os custos e o impacto ambiental com a produção de energia desempenham um papel determinante no mundo actual. Para fazer face a este desafio, a Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES), o Grupo Visabeira (GV) e o Santander Totta estabeleceram um protocolo com o objectivo de proporcionar condições especiais para a adesão ao sistema “ Renováveis na Hora”, em 2009.


Este protocolo apoia a obtenção dos registos necessários e cria condições especiais de acesso e financiamento a equipamentos de produção de energia renovável, como colectores solares e painéis solares fotovoltaicos.


Conheça as vantagens:


· Obtenção dos registos necessários à actividade de microprodução;


· Financiamento até 100% do valor de aquisição, incluindo licenciamento e montagem, em condições vantajosas;


· Aquisição dos equipamentos com preços e condições favoráveis e oferta da certificação energética (apenas para o sector doméstico);


· Instalação “chave na mão”


Microgeração de Energia


O Decreto – lei 363/2007 veio regulamentar a exploração de sistemas de microprodução ligados á rede pública, tornando possível a venda da electricidade produzida através de sistemas fotovoltaicos, num regime de tarifário bonificado, a pequenos investidores.


Regime Bonificado


Até uma potência de ligação de 3,68kW, o microprodutor poderá receber 0,6175 euros por cada KW produzido, durante os 5 anos iniciais. A título de exemplo, em 2009 o custo da energia consumida foi cerca de 0.11 euros por cada KW.


A tarifa bonificada deverá decrescer depois 5% por cada 10MW de capacidade instalada e está garantida por Decreto – lei durante os primeiros 15 anos, tornando – se então igual á tarifa de compra.


Fonte de Rendimento


Estima – se que o investimento associado à aquisição do sistema fotovoltaico seja amortizado em menos de 10 anos, e o equipamento possui uma duração previsível de 25 a 30 anos, com necessidade de pouca manutenção. O mesmo Decreto – lei isenta de tributação todos os rendimentos obtidos com a venda da energia produzida e apresenta importantes vantagens fiscais.


Leasing Fotovoltaico


Aplicável a particulares que pretendam adquirir equipamentos para produção de energia eléctrica, com possibilidade de inclusão de todos os custos com a instalação e licenciamento.


· Financiamento: até 100% do valor de aquisição, incluindo licenciamento e montagem;


· Prazo: 10 anos;


· Taxa de juro: indexada à média aritmética da Euribor a 6 meses;


· Prestações: mensais, iguais e sucessivas;


· Valor residual: 1,00 euro;


· Seguro Máquinas Fixas ST IFIC;


· Despesas por contrato: 149,22 euros (passível IVA);


· Consignação de receitas: 75% do valor das receitas geradas com a venda de energia, conforme previsto no Decreto – lei 363/2007


TAEG de 4.714%, para um financiamento em Leasing de 20.550,00 euros, a 120 meses, concretizado através da Totta Crédito Especializado, IFIC, SA, com valor residual de 1,00 euro e rendas mensais de 203,85 euros. A Euribor utilizada foi a que resulta da média observada em Agosto. A taxa de juro anual é de 3.631% e é revista semestralmente com base na média aritmética simples de cotações diárias da Euribor a 6 meses do mês (365/360) anteriro ao período de contagem de juros, acrescida de spread de 2.50 p.p., procedendo – se ao arredondamento à milésima. As condições referidas são válidas para contratos celebrados em Setembro de 2009, sofrendo alterações nos contratos celebrados nos meses seguintes.


Em suma,


Porquê investir na instalação de painéis solares?


Investimento


· Recuperação do investimento em 6/8 anos por venda de energia à rede eléctrica.


· Duração previsível dos equipamentos de 25 a 30 anos, com reduzida manutenção.


· Rendimentos da venda de energia isentos fiscalmente (painéis fotovoltaicos).


Economia


· Redução da factura energética anual (painéis solares).


Benefícios Fiscais


· Existem importantes benefícios fiscais associados ao investimento neste tipo de equipamento.


Financiamento


· 100% de financiamento para o prazo máximo de 120 meses. Taxa de juro variável, indexada à média aritmética da Euribor a 6 meses.


Para mais informações:


· Energy solutions, www.energysolutions.pt


· Energia, Agência Municipal de Energia de Sintra, tel: 800206823, www.ames.pt


· Santander Totta, www.santandertotta.pt


· SuperLinha, tels: 707212424, 965932424, 913582424, 932202424



Panfleto:“ Sintra tem uma nova energia”


Por este panfleto é possível perceber que, de facto, as energias renováveis, e em particular a energia solar fotovoltaica, conferem inúmeras vantagens.


Mas, no entanto, existem algumas desvantagens. É que, para além deste programa ser apenas dirigido a particulares, é simplesmente dirigido ao município de Sintra, não correspondendo às características do nosso projecto.


Ainda assim, decidimos colocar esta informação aqui, no nosso blogue, para que percebam que a energia solar fotovoltaica é, de facto, uma boa aposta.


Tânia Correia